Evolução
Deus pôs no fundo do vosso coração uma sentinela vigilante, que se chama consciência. Ouvi-a, que ela só dará bons conselhos.
Se você errou desastradamente, não se precipite no desespero. O reerguimento é melhor medida para aquele que cai.
A cada nova existência, o homem tem mais inteligência e pode melhor distinguir o bem e o mal.
Os Espíritos, em se depurando pelas encarnações sucessivas, perdem o egoísmo, como perdem suas outras impurezas.
O homem deve se resignar e suportar os males sem murmurar, se quer progredir.
A felicidade dos Espíritos é sempre proporcional à sua elevação.
Aprendemos que o milagre da perfeição é obra de esforço, conhecimento, disciplina, elevação, serviço e aprimoramento no templo do próprio "eu".
Não fujas às lições da estrada evolutiva, por mais difíceis e dolorosas, a fim de que a vida, mais tarde, lhe abra o santuário da sabedoria.
A fé necessita de uma base, e essa base é a perfeita compreensão daquilo em que se deve crer. Para crer, não basta ver, é necessário compreender.
Só é inabalável a fé que pode enfrentar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.
O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade é a fonte de todas as virtudes. Destruir um e desenvolver o outro, tal deve ser o objetivo de todos os esforços do homem, se quer assegurar sua felicidade neste mundo, tanto quanto no futuro.
Depende do homem amenizar seus males e ser tão feliz quanto se pode ser sobre a Terra.
Toda pessoa que serve além do dever, encontrou o caminho para a verdadeira felicidade.
Aquele que sabe limitar seus desejos e vê sem inveja o que está acima de si, poupa-se a muitas decepções desta vida.
Os males deste mundo estão em razão das necessidades fictícias que criais para vós mesmos.
O que Deus lhe concederá, se pedir com confiança, é a coragem a paciência e a resignação. E ainda o que lhe concederá, são os meios de se livrar das dificuldades, com a ajuda das idéias que lhe serão sugeridas pelos bons Espíritos, de maneira que lhe restará o mérito da ação.
Desde que o culpado chame por misericórdia, Deus o ouve e lhe concede a esperança. Mas o simples remorso não basta: é necessário a reparação da falta.
Inútil pedir ao Senhor que abrevie a vossa prova, ou que vos dê alegrias e riquezas. Pedi-lhes antes os bens mais preciosos da paciência, da resignação e da fé.
Deus não incrimina a procura do bem estar, se esse bem estar não é adquirido as custas de ninguém, e se não deve enfraquecer, nem vossas forças morais, nem vossas forças físicas.
Coletânea de Frases Espíritas
- L. E. - O Livro dos Espíritos - Allan Kardec -- 19 ª edição, Editado pelo Instituto de Difusão Espírita -- Ago/83
- E. S. E. - O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec -- 10 ª edição, Editora Cultural Espírita Edicel -- Jul/84
- A. C. - Agenda Cristã - Francisco Cândido Xavier – Pelo Espírito André Luiz, 28 ª edição - Editado pela Federação Espírita Brasileira - 1991
- S. V. - Sinal Verde - Francisco Cândido Xavier – Pelo Espírito André Luiz, 25 ª edição - Edição CEC - Comunhão Espírita Cristã - Set/89
Nenhum comentário:
Postar um comentário