segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

O eu e o outro

Recomendo este vídeo!

O segredo das duas regras de ouro


Reflexões

Fazendo reflexões, lendo alguns sites e, principalmente, assistindo a esse vídeo, cheguei a algumas ideias que gostaria de compartilhar:

1- Quando conversamos com as pessoas, muitas vezes fazemos um monólogo, e não um diálogo. Falamos conosco mesmo, e não ouvimos realmente o que a pessoa está dizendo.

2- Quando não nos compreendem, não significa que não gostam de nós, ou que somos/estamos errados, ou que somos uma "ovelha negra". Só significa que não nos compreendem.

3- Quando não nos compreendem, geralmente não é porque as pessoas são más, mas porque estão muito ocupadas tentando entender a elas próprias, ou porque não têm condições, no momento, de nos compreenderem (ou porque não têm maturidade, ou vivências, ou disposição, ou atenção, ou energia, ou entendimento, ou sabedoria etc etc etc).

4- A dor de não ser compreendido é, sim, uma dor. (Mesmo tendo motivos ou explicações).

5- Uma forma de ser escutado, por alguém que, ao te ouvir, está centrado em você, e não em si mesmo, é fazendo terapia/psicoterapia/psicanálise com um bom profissional e com o qual você sinta afinidade.

6- O fato de geralmente estarmos centrados em nós mesmos, e falarmos de nós mesmos e para nós mesmos pode ser/parecer egoísmo ou egocentrismo. Não estou aqui sugerindo que lutemos contra isso, nem que aceitemos e nos conformemos com isso. Mas somente que possamos perceber, identificar isso. Pelo menos pode nos ajudar a compreender aos outros e a nós mesmos, e pode nos acalmar.

PS- É claro que há vários tipos/níveis de conversas. Nas conversas mais corriqueiras, casuais, é mais comum e é natural que tenhamos um "ouvido" mais superficial e "egoísta". E há conversas mais profundas, ou mais sérias, ou em momentos mais íntimos ou especiais, em que às vezes temos um ouvido mais disposto e propenso a ouvir realmente o outro, e a tentar um diálogo, em vez do monólogo. Mas isso também não é regra, e depende de infinitos fatores. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário